• Carla Avena

Trilha do Pai Zé | Pico do Jaraguá



Eu, Dani e Antonio moramos no Butantã, na capital de São Paulo.


Sou carioca e morro de saudades de aproveitar mais a natureza, passo horas do meu dia na varanda, tentando sugar ao máximo todo o verde, o canto dos passarinhos (na mata aqui da varanda ouvimos muitos!) e a leveza que a natureza traz pra minha vida.


A trilha do Pai Zé é o maior percurso a pé até o Pico do Jaraguá, ponto mais elevado da cidade de São Paulo. São 1850m de muita subida, e eles estimam 2h30min de ida e volta. Nós fizemos em 1h / trecho.


Tem que ficar atento ao horário de funcionamento do parque caso você queira subir de carro. Vou colocar aqui o link com mais infos sobre isso e sobre as outras trilhas de lá.


Do Butantã até o Parque Estadual do Jaraguá foram +- 40min de carro.

Chegando lá, a primeira entrada é para quem vai subir de carro até o pico; siga mais um pouco e o segundo portão é para o parque e acesso às trilhas.


Você estaciona o carro na primeira entrada à direita pós portão (tem placa), e começa o percurso em uma rua de paralelepípedo que logo se transforma em um caminho de terra batida no meio da mata (já bem aberta).


A trilha é (na maior parte do percurso) na sombra, e o caminho inteiro é de subida. Terra batida, trechos de pedra, e outros de estrutura de madeira com corrimão (principalmente nas escadas chegando perto do Pico).



O cheirinho de mata é uma delicia, vimos muitas borboletas coloridas e as cigarras seguiam cantando por todo o nosso percurso.


Quando chegamos no pico, um mirante estava cheio de gente, já ali no asfalto onde também chegam os carros. A vista é super bonita.



Bom passeio!

1 visualização