Torres del paine

Janeiro, 2018 | escrito por Talita

Ah, Torres. Ainda sonho com vocês! Aqui começa nossa aventura na Patagônia Chilena. Na verdade, começou um pouco antes, pois você passa por algumas cidades antes de chegar ao Parque Nacional Torres del Paine, que fica na Região de Magalhães.

Saindo de Ushuaia passamos por duas cidades - Punta Arenas (odiei) e Puerto Natales (amei) -, tudo de ônibus. Não acho que valha a pena alugar carro nessa parte da viagem. A paisagem é bonita, mas nada demais, e são muitas horas de viagem.

 

Dicas: Compre a passagem de ônibus saindo de Ushuaia pela internet e com antecedência! Quase ficamos sem ônibus devido à grande procura (adrenalina pura).

E não perca tempo parando em Punta Arenas, a cidade é feia, carinha e você perde tempo à toa. Encare mais algumas horinhas no buzão e vá direto para Puerto Natales.

 

Puerto Natales é a cidade base para ir até o Parque Torres del Paine (são umas 3 horas de ônibus de Puerto até o Parque), e é nela você fará todos os preparativos necessários.

 

São diversas formas de conhecer o parque! Depende muito do gosto de cada um. Como é um lugar muito concorrido, sugiro organizar tudo com muita antecedência, pelo menos uns 6 meses antes (nós só tivemos um mês, imagina).

 

Quando começamos a nos organizar, vários acampamentos do Circuito W (circuito de trekking mais famoso do Parque) já estavam esgotados, o que impossibilitaria o circuito. Então, resolvemos ficar 3 dias no Acampamento Central e fazer pelo menos a trilha para as Torres (maior atrativo do parque). Se tiver mais tempo, dá para fazer várias outras trilhas. Fica a seu critério!

 

Dica: Quando fechar a reserva do camping no site (reservamos no Fantástico Sur), verifique o que a reserva te dá direito.

O Mozão perguntou se dava direito a barraca, mas ninguém respondeu. Alugamos tudo em Punta, levamos peso e chegamos lá e a barraca já estava preparada. Queria matar um! Foi dinheiro jogado fora, ainda mais com a grana curta.

Fora isso, alugamos também coisas de cozinha (cozinhamos toda a nossa comida – arroz e tomate todos os dias). Isso tudo na loja da Lili Patagonico's (super indico) em Puerto.

 

As torres

Simplesmente lindas! Depois de 4 horas suadas de trilha – sendo o último quilômetro (que leva 45 minutos! Sim, em 45 minutos!) de subida INTENSA –, chegar aos pés das Torres é uma sensação indescritível.

 

Emoção, superação, admiração é o que passa pela minha cabeça agora lembrando. Queria que todos tivessem a oportunidade de conhecer esse lugar!

 

Foram:

4 horas para ir +

1 hora admirando sua beleza +

3 horas para descer

 

Isso saindo do Acampamento Central. Mas vale, e MUITO! O caminho também é lindo - vales, rios, florestas, rochas!

 

Coloque as Torres agora na sua listinha da Patagônia e não tire jamais!

Posts relacionados: